A festa de Corpus Christi é comemorada pelos católicos no mundo inteiro, mas na Alemanha ela se reveste de especial solenidade. Foi instituída na Igreja pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, a qual cai no domingo depois de Pentecostes. O decreto papal teve pouca repercussão, porque o Pontífice faleceu em seguida. Mas a comemoração propagou-se por algumas igrejas, como na diocese de Colônia", na Alemanha, onde Corpus Christi era celebrada já antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia" e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França eItália. Em Roma é comemorada desde 1350.
O Concílio de Trento (1545–1563) confirmou essa festa, que na Alemanha tomou um caráter de demonstração de fé no Santíssimo Sacramento contra os protestantes, que negam esse sacramento e a presença real. Desta forma, Corpus Christi tomou um caráter de pujante afirmação do catolicismo, sobretudo nos lugares ditos de diáspora, onde os católicos são minoria.
Neste ano(2007), a Sociedade Alemã de Defesa da Tradição, Família e Propriedade foi convidada pelo pároco de São Martin — igreja que pertence à cidade de Köllebach, no Estado do Sarre — para participar da procissão de Corpus Christi. Atendendo a esse pedido, a entidade enviou uma delegação de seus cooperadores, portando capas rubras e estandartes com o leão rompante, símbolos da associação, o que acrescentou um especial brilho à secular festa católica.
Autor:Atílio Faorofonte: Revista Catolicismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário