quarta-feira, 14 de julho de 2010

Homem atira contra polícia na 3ª noite de distúrbios na Irlanda do Norte

Nacionalistas irlandeses atacam polícia 
antidistúrbio na Irlanda do
 Norte, na terceira noite de protestos

FOLHA.COM
Um homem atirou contra agentes da polícia na irlanda do Norte, em meio a terceira noite de distúrbios em Belfast, na Irlanda do Norte. Nenhum policial foi atingido pelos tiros.
O atirador teria como alvo câmeras de segurança instaladas em veículos blindados da polícia, utilizadas para identificar os responsáveis pelos distúrbios.
Os protestos e violência começaram na noite de domingo, quando jovens da minoria católica irlandesa foram às ruas protestar contra a parada anual da Marcha Laranja, representante da maioria protestante britânica. O evento inflama as tensões sectárias todos os anos e desta vez já deixa um saldo de 82 policiais feridos.

Liam Mc Burney/AP

Nacionalistas irlandeses atacam polícia antidistúrbio na Irlanda do Norte, na terceira noite de protestos
O reverendo Gary Donegan, proeminente padre católico da região de Ardoyne, centro dos confrontos, disse temer que o episódio esteja mais para a falta de controle dos país do que um movimento alimentado pelo IRA.
A maioria dos manifestantes tinha idade entre oito e 18 anos, segundo padre, que descreveu a cena como um parque temático da Disney para destruição. "Distúrbios para recreação é o termo", disse o reverendo.
Políticos dizem que os manifestantes, influenciados pelos dissidentes do IRA, o Exército Republicano Irlandês, tinham como objetivo ferir os policiais. Os grupos dissidentes do IRA investem nos últimos meses em ataques e emboscadas contra as forças de segurança, sem grande sucesso.
Brian Rea, presidente do comitê católico-protestante que supervisiona a ação da polícia no país, disse que os manifestantes queriam "causar distúrbios e infligir terror na polícia e na comunidade" e que são, em sua maioria, adolescentes.
Desde 1998, uma Comissão de Paradas criada pelos britânicos impõe restrições na rota a ser seguida pela marcha Laranja para evitar que os protestantes passem por distritos essencialmente católicos. Mesmo assim, as autoridades fracassaram em negociar alternativas para algumas das paradas e os distúrbios e confrontos são comuns.
A Ordem Laranja comemora o 12 de julho como o Glorioso Doze, um feriado oficial na Irlanda do Norte para lembrar o dia em que a comunidade protestante chegou ao local e estabeleceu moradia contra a vontade dos nativos católicos.
Em 12 de julho de 1690, as forças do rei protestante William de Orange derrotaram o Exército de seu destronado rival católico, James 2º, na Batalha de Boyne.
Os líderes do governo protestante-católico da Irlanda do Norte, Peter Robinson e Martin McGuinness, disseram que vão se reunir com o comandante da polícia Matt Baggott para discutir formas de acabar com a mobilização dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário