sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dom Cláudio Hummes é substituído na "Congregação para o o Clero" por Mauro Piacenza

O arcebispo emérito de São Paulo Dom Cláudio Hummes foi substituído na prefeitura da Congregação para o Clero por Mauro Piacenza, até então secretário do dicastério, segundo decisão do papa Bento XVI.

A nomeação foi realizada depois que o Pontífice recebeu a renúncia do religioso brasileiro, que aos 76 anos já atingiu o limite de idade permitido.

Ele havia assumido a congregação em 31 de outubro de 2006.

Nascido no município gaúcho de Montenegro e ordenado em 1958, Hummes tem um doutorado em Filosofia e é especializado em ecumenismo.

Ele se tornou arcebispo de Fortaleza em 1996 e de São Paulo em 1998, e foi proclamado cardeal pelo papa João Paulo II (1978-2005) em 21 de fevereiro de 2001.

O italiano Piacenza, de 66 anos, é formado em Direito Canônico e passou a servir ao ministério que agora liderara em 1990. Em 2003, ele foi nomeado presidente da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, e em 2007, secretário do organismo.

A Congregação para o Clero tem competências sobre os religiosos católicos de todo o mundo, e entre suas funções promove iniciativas em favor da formação dos sacerdotes e dos fieis, além de conservar e administrar os bens eclesiásticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário