quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Padre Lombardi: resposta da FSSPX deve ser rápida.

fonte: Fratres in Unum

Integristas: as propostas do Vaticano
Le Figaro | Tradução: Fratres in Unum.com – A Santa Sé propôs à Fraternidade integrista São Pio X um documento “doutrinal” a ser aceito rapidamente, condição prévia a uma “reconciliação eventual e desejada” com Roma, de acordo com um comunicado. O Padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, explicou à imprensa que “a solução mais provável” para a Fraternidade seria, em caso de acordo, que ela se tornasse uma “prelazia pessoal”  do Papa, como é, por exemplo, o Opus Dei.
Um encontro de duas horas e meia ocorreu à portas fechadas no Vaticano, entre o superior da Fraternidade, Dom Bernard Fellay, e o Cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, num “clima cordial e correto” , disse o Padre Lombardi. De acordo com o comunicado publicado ao fim deste encontro que conclui dois anos de negociações difíceis, a “Congregação para a Doutrina da Fé toma por base fundamental para a plena reconciliação com a Sé Apostólica a aceitação do Preâmbulo Doutrinal que foi entregue durante o encontro de quarta-feira”. “Durante a mesma reunião, foram propostos alguns elementos em vista de uma solução canônica para a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, que seguiria a eventual e esperada reconciliação” , acrescentou a Santa Sé.
É neste quadro que uma “prelazia pessoal” poderia ser criada, preferivelmente a um “ordinariato” que tinha sido proposto em 2009 aos anglicanos dissidentes, explicou o Padre Lombardi. A resposta da Fraternidade deverá ser dada num prazo bastante rápido, podendo ir de um mês a alguns meses, disse ele. Dom Fellay, em contrapartida, não se encontrou com o Papa, que dava a audiência geral semanal perto do lugar da reunião, precisou ainda.

Rezemos pela FSSPX para que possa aceitar a proposta do papa.
Advogada Nossa, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário