quarta-feira, 10 de março de 2010

Papa denuncia violência na Nigéria


CIDADE DO VATICANO (AFP) - O Papa Bento XVI denunciou nesta quarta-feira "a atroz violência que ensanguenta a Nigéria" e que não perdoa "sequer as crianças indefesas", após os massacres de cristãos no fim de semana passado na localidade de Jos.

"Minha mais sentida condolência às vítimas da atroz violência que ensanguenta a Nigéria e não poupa nem sequer as criançass indefesas", declarou o Papa durante a audiência geral no Vaticano.

O Pontífice condenou "a violência que não resolve os conflitos e que aumenta as consequências trágicas" e pediu aos dirigentes civis e religiosos que "garantam a segurança e a coexistência pacífica de toda a população".

O chefe da Igreja Católica manifestou "proximidade com os religiosos e fiéis nigerianos para que, unidos na esperança, sejam autênticos testemunhas de reconciliação".

O chefe de polícia do estado de Plateau afirmou nesta quarta-feira que o massacre étnico-religioso do fim de semana passado em Jos, região central da Nigéria, deixou 109 mortos.

Ele qualificou de falsos os balanços divulgados por funcionários do governo que registravam 500 vítimas fatais.

Ikechukwu Aduba, chefe de polícia de Plateau, afirmou ainda que 49 pessoas da etnia muçulmana fulani serão indiciadas pela matança, que teve como vítimas criadores de gado cristãos.

"O balanço de vítimas é de 109. É um número real e indiscutível", afirmou Aduba em uma entrevista coletiva.

2 comentários:

  1. Olá Renato!
    Passei aqui para parabenizá-lo pelo blogue! Está muito bom, continue assim!
    Também gostaria de usar deste espaço para divulgar meu blogue Spem in Alium com textos relacionados à Tradição Católica:
    http://speminaliumnunquam.blogspot.com/
    Um abraço e fique com Deus,
    T.

    ResponderExcluir