sábado, 22 de janeiro de 2011

MODO DE AJUDAR À MISSA TRADICIONAL

MODO DE AJUDAR À MISSA
(Fonte: Missal Quotidiano e Vesperal, por Dom Gaspar Lefebvre)

Não se pretende dar aqui um cerimonial completo, mas apenas as indicações mais necessárias que possam servir de guia a qualquer pessoa que benevolamente se apresente ou seja solicitada para ajudar à Missa.

Quanto ao formulário, veja-se o Ordinário da Missa.

1. À chegada ao altar: o acólito faz genuflexão no plano, à esquerda do celebrante; está de pé até este descer do altar.

2. Orações ao pé do altar: de joelhos à esquerda do celebrante. Benze-se ao mesmo tempo que ele. Depois de este ter recitado o Confiteor, volta-se para ele, com a cabeça ligeiramente inclinada, e diz Misereatur; inclina-se, e recita o Confiteor, conservando-se inclinado até ao Amen depois do Misereatur dito pelo celebrante. Quando o celebrante sobe ao altar, ajoelha-se no primeiro degrau.

3. Depois da Epístola: responde Deo gratias; vai à direita do celebrante, espera que ele termine o Gradual, etc.; pega no Missal, e passa-o para o lado esquerdo do altar (lado do Evangelho), fazendo genuflexão ao passar pelo meio. Depois de responder Gloria tibi Domine, passa para o lado direito (lado da Epístola).

4. Durante o Evangelho: de pé no plano, voltado para o celebrante.

5. Credo: de joelhos, no primeiro degrau.

6. Ofertório: de pé no último degrau, do lado da Epístola, apresenta as galhetas (primeiro a do vinho, depois a da água); depois ministra ao Lavabo, deitando água nas mãos do celebrante e apresentando-lhe o manustérgio.

7. Até a consagração: de joelhos no primeiro degrau, do lado direito. Ao Sanctus, toca por três vezes a campainha. Quando o celebrante estender as mãos sobre o cálix, dá um sinal de campainha, sobe e ajoelha-se no bordo do supedâneo, à direita; levanta a casula e toca três vezes a campainha a cada uma das duas elevações.

8. Depois da consagração até à Comunhão: de joelhos no primeiro degrau do lado direito. Toca três vezes a campainha ao Domine non sum dignus.

9. Comunhão: se houver fiéis para comungar, enquanto o celebrante toma o Preciosíssimo Sangue, recita o Confiteor, inclinando-se profundamente; comunga, se houver de comungar, antes dos outros fiéis, ajoelhado no supedâneo.

10. Depois da Comunhão: sobe à direita do celebrante com as galhetas, e deita vinho no cálix que este lhe apresenta; retira-se para o último degrau do lado da Epístola, e deita-lhe água e vinho nos dedos; pousa as galhetas na credência, e vai buscar o Missal para o lado da Epístola; apresenta ao celebrante o véu do cálix. Depois, vai-se ajoelhar no primeiro degrau do lado esquerdo, como no princípio da Missa.

11. Último Evangelho: de pé; depois de responder Gloria tibi Domine, passa para o lado direito; genuflecte às palavras Et Verbum caro factum est. Havendo um último Evangelho especial (neste caso o celebrante deixará o Missal aberto), passa o Missal para o lado do Evangelho.

12. Últimas orações: de joelhos, à direita do celebrante.

13. Ao retirar-se: fazer genuflexão diante do altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário