domingo, 18 de outubro de 2009

Delegação de TFPs européias na Lituânia


Na luta contra o comunismo.
12/10/2009


No mês de agosto, uma caravana percorreu diversas cidades lituanas. Livres da dominação da ex-URSS, precisam agora livrar suas populações dos erros da doutrina comunista que contaminam a sociedade.

Em 1990, as TFPs tiveram importante papel na libertação da Lituânia do jugo soviético: recolheram, em diversos países, mais de cinco milhões de assinaturas em apoio à independência daquela nação báltica em relação à União Soviética. Tal apoio chegou no momento em que, isolada e desconsiderada pela opinião pública ocidental, a Lituânia estava sujeita a inúmeras pressões para que renunciasse à sua libertação.


A partir de então, delegações de TFPs européias vêm sendo convidadas a participar anualmente das celebrações desse magno acontecimento. Neste ano, uma delegação delas foi recebida em Vilnius, capital do país, pela vice-presidente do Parlamento, Sra. Irena Degutiene, e por diversos deputados ( foto à direita). Expressaram eles profunda gratidão pela ação das entidades e manifestaram preocupação, com vistas à necessidade de defender para o futuro os valores cristãos.

Em contato com a população, voluntários de TFPs européias alertaram sobre os perigos da crise moral hodierna e da paganização da sociedade, ressaltando que, apesar do desaparecimento do regime comunista, os erros de sua doutrina continuam ameaçando a Lituânia.

Diversos sacerdotes manifestaram sua gratidão pela visita de uma Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às suas paróquias, levada pelos caravanistas, onde foi sempre recebida com grandes cortejos e cantos religiosos. Notava-se profunda devoção nas faces dos fiéis que se aproximavam para venerá-la. Na saída, estes recebiam como lembrança o Kalendorius 2009-2010 (foto), contendo belas fotos da imagem e breve relato da mensagem e das aparições de Fátima.



A população lituana recebeu com muito fervor a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima
Numa aldeia o pároco contou que, durante o ano, seus paroquianos perguntaram-lhe se a caravana de TFPs européias voltaria.


Cerimônia no Monte das Cruzes, com a presença de D. Eugenius Bartulis

Para eles, os membros das entidades trazem “uma mensagem muito necessária: o amor a Nossa Senhora, a piedade e o exemplo dos bons costumes”. O sacerdote saudou a delegação, desejando a melhor das acolhidas nessa estadia na Lituânia.



* * *


O ex-deputado Antanas Racas (no microfone) acompa- nhou a delegação das TFPs durante sua visita à Lituânia
Na jornada realizada em memória dos resistentes ao comunismo, os voluntários participaram de diversas cerimônias em homenagem daqueles mártires, nos próprios lugares em que foram torturados e massacrados. As autoridades civis presentes evocaram e agradeceram a campanha mundial das TFPs, em 1990, pela libertação de seu país.



Conduzida pelos caravanistas, a imagem de Nossa Senhora de Fátima encabeçou a procissão anual em direção ao santuário mariano de Siluva. A realização dessa procissão — que se tornou um dos símbolos do anticomunismo e do renascimento cristão da Lituânia — remonta ao fim dos anos 80, quando foi iniciada com a intenção de obter da Padroeira a liberdade da Lituânia em relação ao domínio comunista.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página














Nenhum comentário:

Postar um comentário