Uma Missa Pontifical segundo o Rito Antigo foi celebrada neste domingo pela manhã pelo Prefeito da Assinatura Apostólica, Arcebispo Raymond Leo Burke [recém nomeado, junto do Cardeal Cañizares, membro da Congregação para os Bispos] na Capela do Santíssimo da Basílica de São Pedro, como anunciamos anteriormente.
A Santa Missa representou o ápice da Conferência sobre o motu proprio Summorum Pontificum intitulada “O Motu Proprio Summorum Pontificum de Bento XVI: Um Grande Dom para Toda a Igreja“. O evento, que transcorreu de 16 a 18 de outubro, foi organizado pelo Pe. Vincenzo Nuara OP, fundador e líder espiritual do grupo Giovani e Tradizione (Jovens e Tradição), uma associação de jovens com sede em Acireale, na Sicília.
O simpósio contou com a participação de centenas de padres, freiras e leigos interessados na liturgia tradicional, incluindo representantes seniores de organizações tradicionalistas de religiosos e leigos, como, por exemplo, a Fraternidade de São Pedro, o Instituto Cristo Rei e Soberano Sacerdote, a editora Fede&Cultura, o Centro Cultural Lepanto, Instituto do Bom Pastor e muitos outros. Também esteve presente o secretário da Comissão Ecclesia Dei, Monsenhor Guido Pozzo. Informações dão conta que membros da Fraternidade Sacerdotal São Pio X também compareceram ao congresso.
Entre os palestrantes estavam o Monsenhor Athanasius Schneider, bispo auxiliar de Karaganda no Cazaquistão; Monsenhor Valentino Miserachs, o chefe do Instituto Pontifício para Música Sacra; o Abade Michael John Zielinski, presidente substituto da Comissão Pontifícia para o Patrimônio e Arqueologia Sacra da Igreja; o Monsenhor Professor Brunero Gherardini, decano emérito da faculdade de Teologia na Universidade Lateraense; o Padre Stefano Manelli, fundador e superior dos Franciscanos da Imaculada; e o Professor Roberto de Mattei, professor de História do Cristianismo na Universidade Européia de Roma.
Após a Santa Missa os participantes da conferência foram contemplados com uma saudação especial do Santo Padre Bento XVI na oração do Ângelus. Deo Gratias!
Fratres in Unum, com informações de The Moynihan Report
Nenhum comentário:
Postar um comentário