sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Olhos no prêmio. Ordinariato pessoal também para a FSSPX?


(Whispers in the Loggia) Em uma declaração na última semana, a Sociedade de São Pio X pode ter dito que seu diálogo doutrinal com a Santa Sé “irá demandar a discrição necessária para assegurar um intercâmbio sereno”… entretanto, mesmo assim, CNA informa que o chefe do grupo separado, Bispo Bernard Fellay, já está falando de prováveis soluções canônicas para a reintegração da Sociedade como resultado do diálogo, que começa segunda-feira:

Em uma entrevista ao diário chileno “El Mercurio”, o Superior Geral da Sociedade de São Pio X admitiu que o Vaticano está considerando a possibilidade de transformar o grupo Lefebvrista em uma prelazia pessoal como parte das discussões objetivando a reconciliação… Questionado sobre a especulação de que a Sociedade de [São] Pio X poderia ser transformada em uma prelazia pessoal similar ao Opus Dei, Fellay respondeu, “Há muito de verdade nisso. Creio que o Vaticano vai em direção a esse tipo de solução canônica”.

Sob as disposições para uma prelazia pessoal, grupos que “exercem trabalhos pastorais ou missionários particulares em várias regiões ou para diferentes grupos sociais” podem operar seus próprios seminários e apostolados e ordenar seus próprios clérigos sob a vigilância de um prelado nomeado pela Santa Sé. Dito isso, uma prelazia pessoal apenas pode funcionar em uma igreja particular com o consentimento de seu bispo.

Enquanto o Opus Dei é a única prelazia pessoal na Igreja desde 1982, o arranjo forneceu um rascunho da estrutura canônica para os futuros “ordinariatos pessoais” anunciados no início desta semana para dar aos Anglicanos desafeiçoados um lar no aprisco católico.

Já diferentemente dos 90.000 membros da Obra — comandados por um bispo prelado baseado em Roma — a arranjo previsto para os Anglicanos contará com vários ordinariatos estabelecidos em bases nacionais ou regionais.

* * *

Para Benny Lai, decano dos vaticanistas italianos, o apressado anúncio da medida para os Anglicanos tem uma explicação. « O meu pensamento é muito simples. O Papa abriu [as portas] aos anglicanos exatamente com uma nota informativa sobre um documento que ainda deverá sair. É algo nunca visto no mundo do Vaticano e seguramente haverá uma explicação. Evidentemente, queriam deste modo preceder a iminente discussão com os lefebvrianos » .

Nenhum comentário:

Postar um comentário