quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Curiosidades...



Vaticano abre exceções em alguns casos Nas igrejas orientais, há a opção. Antes de se ordenar, o padre decide se vai ser celibatário ou se vai casar.

proibição do casamento não vale para todos os padres católicos. Para os sacerdotes de um conjunto de igrejas vinculadas a Roma, ter mulher e filhos é opcional. Os padres que podem casar são os do rito oriental, que segue um código canônico distinto do latino, também aceito pelo Vaticano. No total, são 22 as igrejas católicas orientais em que o padre pode se casar. A principal delas é a Maronita, com origem na Síria e no Líbano do século 4, que mantém uma paróquia em Porto Alegre.

O pároco é o monsenhor Urbano Zilles. Apesar de não ser maronita – adota, portanto, o celibato –, ele celebra semanalmente uma missa no rito oriental. Entre outras coisas, usa o aramaico.

– Nas igrejas orientais, há a opção. Antes de se ordenar, o padre decide se vai ser celibatário ou se vai casar. Uma vez ordenado, o padre não pode mais casar. No Líbano, metade dos padres são casados, metade não. Nas Américas, em respeito às igrejas locais, os padres orientais não casam – diz Zilles.

Mas há desejo de mudar isso. Na virada do ano, os bispos das igrejas orientais no Brasil – incluindo maronitas, melquitas e ucranianos – encaminharam documento a Roma fazendo uma consulta sobre a possibilidade de liberação do matrimônio no país. Não obtiveram resposta.

Zilles observa que, no rito latino, o celibato foi instituído só no século XI. Antes, padres e bispos tinham mulher. Desde a instituição da norma, sempre houve exceções, que não se limitaram às igrejas orientais. Nos últimos anos, grande quantidade de sacerdotes abandonou a Igreja Anglicana, na Grã-Bretanha, para engrossar as hostes católicas. Levaram as esposas com eles.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Falta de Respeito cresce no mundo de forma assustadora !


Estátuas do Santuário de Fátima são alvo de vandalismo

Os responsáveis pelo Santuário de Fátima, em Portugal, informaram hoje em comunicado sobre atos de vandalismo contra quatro estátuas da igreja da Santíssima Trindade, incluindo pichações com referências ao Islã.

A nota diz que os atos ocorreram na madrugada passada e que quatro estátuas que cercam a igreja da Santíssima Trindade foram alvo de pichações "com as palavras Islã, lua, sol, muçulmano e mesquita".

As autoridades do santuário lamentaram o ocorrido e apontaram que a Polícia portuguesa investiga o caso.

Segundo fontes policiais, há no interior da igreja da Santíssima Trindade encontraram mais pichações do gênero. Para a Polícia, se trata de um "ato absolutamente isolado, não organizado, nem relacionado com nenhuma organização".

fonte : UOL Notícias

sábado, 9 de janeiro de 2010

VERGONHA !!!!!!!!


Parlamento português aprova casamento GAY.

O parlamento de mairoria socialista aprovou a uniuão entre pessoas do mesmo sexo. Só penso o seguinte: Quanto mais isso cresce, mais pesada é a MÃo de Deus sobre nós !

Que ELe tenha piedade de nós!

PARA MAIS ENTRE EM : http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=77114

Nascer é um direito!

Campanha da Ass. dos Fundadores (TFP) contra o aborto. Participe !
click aqui :
Nascer é um direito

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Obama nomeia transexual para cargo federal

Indicada por Obama, transexual assume cargo federal nos EUA

Washington (EUA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou uma transexual para um cargo executivo da administração federal. Amanda Simpson, 49 anos, que antes se chamava Mitchell Simpson, inicia nesta terça-feira o seu trabalho como conselheira técnica no Departamento de Comércio americano.

"Como a primeira transexual indicada pelo presidente para o governo federal, espero que eu seja a primeira de centenas", disse Amanda em um comunicado. Ela mudou de sexo há cerca de uma década, quando trabalhava na Raytheon Missile Systems, empresa especializada em equipamentos militares sediada em Tucson, Arizona.

Apesar da afirmação, ela não é a primeira transexual a ser indicada a um cargo executivo federal, segundo o site Huffington Post - mas é a mais proeminente. Em 2008, Diego Sanchez foi nomeado pelo congressista democrata Barney Frank como conselheiro político para assuntos relacionados a trabalho, censo e direitos de homossexuais.

No novo cargo, Amanda, que é graduada em física, engenharia e administração, além de ter sido piloto de testes durante mais de 20 anos, vai gerenciar as exportações de tecnologia e as relações com a imprensa. De acordo com Huffington Post, a indicação representa uma "considerável mudança de atmosfera" em Washington.

As informações são do Terra

Por que Nossa Senhora chora ?


Fonte: Revista Catolicismo

Se as pressões aumentarem...


Desde 2006 tramita no Congresso Nacional um projeto de lei (PLC 122/2006), de uma deputada petista, que visa punir quem discriminar os homossexuais.

É importante notar que a repulsa contra os pecados de homossexualismo continua a existir na maioria da população, não só no Brasil, mas pelo mundo afora. Talvez por isso o intuito de criminalizar todos aqueles que, de um modo ou de outro, externem essa repulsa, vai adquirindo características ditatoriais. Tais características vão se manifestando, cá e lá, pela ação de políticos, alguns juízes e principalmente pela propaganda avassaladora que a mídia faz do homossexualismo. Até um apelido foi excogitado para carimbar quem não concorde com essa política imoral: homofóbico.


Vejamos alguns exemplos desse descompasso:

1 - “As consultas populares realizadas junto com as eleições foram mais uma demonstração do descompasso entre o voto do povo e as decisões das assembléias legislativas. No Maine (Estados Unidos), os eleitores revogaram a lei que permitia o casamento gay, aprovada há seis meses pelo Legislativo estadual — exatamente como acontecera na Califórnia em novembro de 2008. [...] Em outros 31 estados, as consultas populares [também] negaram esse direito a parceiros do mesmo sexo. Entidades gays gastaram US$ 4 milhões na campanha no Maine” (“O Globo”, 5-11-09).

2 - A parada homossexual em Copacabana em novembro último foi prestigiada pelo ministro do governo Lula, Carlos Minc, pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e sua mulher, Cristine Paes, e pela atriz Letícia Spiller. “Os organizadores esperavam reunir 1,5 milhão de pessoas, mas segundo cálculos da Polícia Militar, apenas 200 mil acompanharam a Parada” (Portal do Estadão, 1-11-09). Co-patrocinadora dessa Parada, a prefeitura aumentará a verba dos R$ 100 mil deste ano para R$ 800 mil, em 2010 (“O Globo”, 2-11-09).

3 - O Pará será o primeiro estado a garantir aos presos homossexuais, em todos os seus presídios, o direito de receber visitas íntimas de seus parceiros (“O Globo”, 12-11-09).

4 - Dois indivíduos “fundaram a Igreja Cristã Contemporânea, hoje com três sedes e mais de 500 seguidores. A denominação tem como objetivo acolher o público gay que, segundo eles, não se sentia bem em outras igrejas” (“Folha de S. Paulo”, 9-11-09).

5 - Uma pesquisa realizada pelo jornal Los Angeles Times e pela Universidade do Sul da Califórnia mostra que a maioria dos californianos não quer mudar a proibição no estado do ‘casamento’ de pessoas do mesmo sexo. Quase 60% dos entrevistados são contra qualquer tentativa futura dos lobistas homossexuais nesse sentido” (“Life Site News”, 9-11-09).

6 - Há apenas alguns meses, o casamento gay parecia que estava em um caminho inexorável para aprovação [no Estado de Nova York]. Mas o projeto de lei para legalizar o casamento homossexual em Nova York fracassou surpreendentemente na quarta-feira. Em Nova Jersey, os democratas desistiram de agendar um projeto de lei para a votação, acreditando que não têm mais apoio” (“New York Times”, 2-12-09).

Padre balonista lidera prêmio de mortes estúpidas

Por Redação Yahoo! Brasil

O padre Adelir Antônio de Carli ganhou o prêmio "Darwin Awards" como a morte mais estúpida de 2008. Ele morreu em abril daquele ano, ao tentar fazer uma viagem de quase 200 quilômetros suspenso por balões de gás hélio. Foi premiado só agora porque os americanos criadores da "homenagem" não haviam tido conhecimento de sua história antes da premiação de 2008. Ironicamente, dá para dizer, portanto, que é um prêmio "In Memorian."

O "Darwin Awards" é uma sátira, um reconhecimento aos que, segundo seus criadores, ajudam a evolução da espécie ao fazerem coisas realmente estúpidas - e que, obviamente, não podem ser imitadas por outro mortal. O nome do prêmio é uma referência a Charles Darwin, autor da teoria da evolução.

Os autores do site se referem à empreitada frustrada do brasileiro como uma "visita do padre ao chefe". O pároco desapareceu enquanto tentava ir de Paranaguá a Ponta Grossa. A distância entre as duas cidades paranaenses é de 180km. O corpo dele foi encontrado dois meses depois em Maricá (RJ), a mais de 900km do local de partida. Seu último contato foi por um celular via satélite. Ele queria saber como operar o aparelho de GPS.

A morte do padre foi considerada mais estúpida que a do italiano Ivece Plattner, que foi atropelado por um trem enquanto tentava salvar seu Porsche.

Em 2009, o prêmio foi para dois ladrões belgas, que morreram ao subestimar o poder dos explosivos que arrumaram para abrir o cofre de um banco. Na explosão, todo o prédio desabou e eles morreram soterrados. Chamou a atenção o carro que tinham para a fuga: um BMW. Aparentemente, nem eram pobres. Precisavam mesmo roubar um banco?

Em segundo lugar ficou um americano que estava "morrendo" de vontade de urinar após algumas cervejinhas. Preso no trânsito, desceu do carro para tirar aquela água do joelho. E caiu de uma altura de mais de 20 metros, já que estava sobre uma ponte.

A terceira morte mais estúpida foi a de uma americana que tentava salvar sua mobilete de uma enchente. Ela já havia sido resgatada por um policial, mas voltou para a água na tentativa de resgatar a motinha que tanto gostava. Morreu afogada.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Terrorismo climático

Em torno das ditas “mudanças climáticas”, cientistas e a mídia alarmista exageram e repetem incessantemente teses sobre os “perigos que ameaçam o planeta”; entretanto, estes vêem sendo desmentidos com base científica!

Leia mais em :REVISTA CATOLICISMO

As hipóteses mais alarmistas em torno do aquecimento global vêm sendo levantadas aqui, lá e acolá, como recentemente na COP 15, em Copenhague (Dinamarca), de modo a inquietar profundamente os espíritos. A respeito delas Catolicismo tem procurado prevenir seus leitores, oferecendo a apreciação de renomados cientistas que, fundamentados em estudos sérios, contestam essa visão patrocinada pela própria ONU.

Não deixa de chamar a atenção que tais cientistas, pelo simples fato de esclarecerem o verdadeiro alcance da ação humana nas mudanças climáticas, passaram a ter seus nomes e os resultados das suas pesquisas boicotados, especialmente na divulgação da mídia quando aborda o assunto. Entretanto cresce a cada dia, na Europa como nos Estados Unidos, o número dos que se contrapõem aos alarmistas do clima.

Sobre este importante assunto, Catolicismo entrevistou o professor Luiz Carlos Baldicero Molion, formado em Física pela USP, com doutorado em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA) e pós-doutorado na Inglaterra. Ex-diretor e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Prof. Molion leciona atualmente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, onde também dirige o Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT).

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Blog em recesso

Avisamos a todos os nossos amigos leitores que voltaremos As atividades depois do dia 02/01 se Deus quiser a todos um feliz ano novo com Nosso Senhor no coração.

PAX VOBIS

Renato S. Bianchini Júnior

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Novas ordenações da FSSPX na Argentina.


No dia 19 de dezembro, sábado de Têmporas, no Advento, o Bispo Dom Alfonso de Galarreta ordenou sacerdotes católicos três diáconos no seminário argentino da Fraternidade Sacerdotal e elevou ao diaconato cinco subdiáconos.

Pedimos orações pelos novos sacerdotes.

Fonte: Distrito Alemão da FSSPX

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Feliz Natal e Ano Novo a todos os leitores do "Pela Tradição"

imagens para myspace

RecadosOnline - Tudo sobre Natal Religioso para você enviar! Clique e confira!

MALDITO SEJA VOCÊ SOCIALISMO!!!!!!

Governador colombiano sequestrado pelas Farc é achado morto

Corpo de Luis Cuéllar foi encontrado baleado e rodeado de explosivos.
Ele havia sido sequestrado na segunda-feira (21) por guerrilheiros.



O governador colombiano Luis Francisco Cuéllar, que havia sido sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, foi encontrado morto nesta terça-feira (22). Seu corpo foi achado baleado e rodeado de explosivos em Sebastopol, zona rural próxima da capital de Caqueta, departamento que governava.

Segundo os jornais colombianos "El Tiempo" e "El Espectador", o governo do país ainda não confirma oficialmente que o corpo encontrado é de Cuéllar, mas o secretário de governo de Caqueta já afirmou ser de fato ele.

O presidente colombiano, Alvaro Uribe, havia ordenado mais cedo que tropas realizassem a busca e o resgate do governador que as autoridades alegam ter sido sequestrado por guerrilheiros das Farc num ousado ataque noturno a sua casa.


O sequestro na segunda-feira (21) mostra como a guerrilha mais antiga da América Latina ainda é capaz de realizar operações de alta visibilidade, apesar de anos sendo combatida pelos militares colombianos com o apoio dos EUA.

Foto: AFP
Militares colombianos analisam o carro destruído por guerrilheiros após o sequestro do governador de Caqueta (Foto: AFP)

Sequestro

Autoridades colombianas disseram que a unidade Teofilo Forero do grupo rebelde das Farc foi a provável responsável pelo sequestro de Cuéllar, governador da Província de Caqueta. Um guarda policial foi morto durante o ataque a sua casa.


"Todo esforço militar e policial deve ser feito para garantir o resgate. Nós não podemos continuar à mercê dos terroristas, terroristas que banham o país com sangue e nos enganam todos os dias", disse Uribena tarde desta terça.


As Farc já controlaram grande parte da Colômbia. Mas os bombardeios e sequestros diminuiram depois que o presidente Uribe enviou tropas para retomar as áreas controladas pelos grupos armados, que passaram a financiar suas operações através do tráfico de cocaína.


Homens de uniforme carregando fuzis arrombaram a porta da casa de Cuéllar antes de agarrá-lo, disse o secretário do governador de Caqueta, Edilberto Ramon Endo, a repórteres.


As Farc ainda estão mantendo reféns 24 policiais e soldados, alguns sequestrados há mais de uma década e mantidos em acampamentos na selva. Cuellar seria o único político agora no cativeiro das Farc, dando aos rebeldes vantagem em qualquer negociação com o governo.


O sequestro do governador ocorreu assim que o grupo guerrilheiro anunciou que planejava libertar dois reféns numa entrega organizada pela Cruz Vermelha e a Igreja Católica. O estado de Caqueta ao sul da Colômbia é uma região remota, onde os rebeldes mantêm forte presença.


As Farc foram duramente atingidas pela morte de alguns de seus altos comandantes e pelo fluxo constante de deserções. Por causa de ataques constantes de militares, os guerrilheiros foram obrigados a voltar às regiões remotas.

Fonte: G1

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Segundo Cardeal Bertone, Papa procura “não romper com a tradição, patrimônio que devemos conhecer e valorizar, e não abandoná-lo nas bibibliotecas”.


Entrevista com cardeal Bertone para a rede de televisão francesa KTO

Por Marine Soureau – PARIS, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009 (ZENIT.org) – O desejo de Bento XVI de restabelecer relações com os fiéis ligados à liturgia tradicional é motivada por uma “necessidade de reconstruir a unidade no seio da Igreja Católica” e para evitar que ocorra uma “ruptura com a tradição.”

É o que afirmou o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, em entrevista concedida à rede católica francesa KTO na última segunda-feira, 14 de dezembro.

Entrevistado por Philippine de Saint-Pierre, diretor de programação da rede KTO, o “número dois” da Santa Sé falou sobre a revogação da excomunhão e do desejo da Igreja de restabelecer os laços de amizade com os seguidores do arcebispo Marcel Lefebvre.

Bento XVI “está plenamente ciente dos problemas provocados com a separação dos fiéis ligados a Dom Lefebrve”, afirmou Bertone.

“É necessário lembrar que a responsabilidade de conduzir o diálogo com Dom Lefebrve e sua equipe foi confiada a ele (Joseph Ratzinger) pelo Papa João Paulo II em 1998”.

“Viu de perto as causas dessa fratura e a necessidade de reconstruir o senso de unidade no seio da Igreja Católica”.

Referindo-se à carta do Papa escrita em janeiro, esclareceu que o Papa “foi motivado pela preocupação para com a unidade do primeiro círculo interno da Igreja”.

Outro motivo para suas ações, explicou o cardeal, foi “não romper com a tradição”, acrescentando que a tradição “é um patrimônio que devemos conhecer e valorizar, e não abandoná-lo nas bibibliotecas”.

Na entrevista, o braço direito do Papa tratou também de outras questões importantes para o pontificado de Bento XVI. Referiu-se ao “diálogo ecumênico”, em particular com o mundo ortodoxo, no qual “o Papa é uma personalidade muito estimada” e considerado “um grande teólogo”, mencionando ainda o “diálogo com o judaísmo” e as “relações com o islã”.

“Estas são algumas das questões que ele considera mais importantes, e sobre as quais deu orientações precisas”, concluiu.

Papa nomeia novo bispo na Espanha e clero da diocese se revolta.

#Ridículo#

77% do clero de Guipúzcoa, Espanha, rejeita novo bispo, considerado conservador, em nome do espírito do Concílio Vaticano II(não pela Igreja, o concílio va II vale mais ?).

Abaixo, a declaração:

Sacerdotes e Religiosos com cargo pastoral da Diocese de Guipúzcoa.

Por motivo da nomeação do novo bispo de nossa Diocese e, desde nossa condição de sacerdotes e religiosos da Igreja de Gipuzkoa, movidos pela responsabilidade que temos ante nossa Igreja local, queremos expressar o seguinte:

• Recebemos com dor e profunda inquietudo a designação de D. José Ignacio Munilla para presidir e dirigir a Igreja de Guipúzcoa, designação que foi percebida por nós como uma clara desautorização da vida eclesial de nossa Diocese e também como uma iniciativa destionada a mudar seu rumo.

• Manifestamos nossa desconformidade e desaprovação com a intencionalidade e o procendimento seguidos na nomeação de D. José Ignacio Munilla como bispo de nossa Diocese. Lamentamos e deploramos que em uma questão tão transcedental como está, não se tenha tido em conta nem respeitado o sentir de nossa Igreja Diocesana e seus organismos pastorais.

• Conhecemos de perto a trajetória pastoral de D. José Ignacio Munilla como presbítero, profundamenta marcada pela falta de afeto e comunhão com as linhas diocesanas. Consideramos que de modo algum se trata de pessoa idônea para desempenhar o cargo de Bispo e Pastor de nossa Diocese.

• Manifestamos nosso apoio e adesão à linha pastoral e ao estilo eclesial que se vem formando em nossa Diocese em fidelidade ao espírito do Concílio Vaticano II e com o alento e direção pastoral de nossos bispos.

• Por isso mesmo, desde a fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, nosso amor à Igreja e serviço a nosso povo, queremos reiterar ante nossas comunidades cristãs nossa vontade e compromisso de seguir caminhando em coerência com as opções pastorais que temos mantido ao longo de todos estes anos.

• Estamos convencidos de que não nos faltará o alento do Espírito nem a colaboração de tantos e tantos crentes, que nestes momentos de incertezas seguirão acrescentando o melhor de sua experência cristã.

En Gipuzkoa, 14 de dezembro de 2009.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os eleitores perdoarão Arruda?

Por Walter Hupsel, colunista do Yahoo! Brasil

A vida política nacional não cansa de nos assustar. O assunto político da vez é o "mensalão" do Distrito Federal. Mais dinheiro nas cuecas e meias, mais propinas. A situação do governador do DF, José Roberto Arruda, do Democratas (ex-PFL, ex-PDS, ex-Arena), se complica a cada dia, com explicações ridículas sobre a origem e o destino da verba.

Talvez Arruda use uma já velha e consagrada tática da nossa classe política, a renúncia ao mandato, para escapar da cassação. Não seria a primeira vez que faz isso (recordem o caso da violação do painel do Senado). E ele acabou de se desfiliar do partido, ante o risco de expulsão. Com a última manobra, não pode mais disputar cargo eleitoral em 2010. Mas em 2014... Possivelmente será eleito para algum legislativo. Os eleitores esquecerão ou perdoarão estes "deslizes" de Arruda?

Isso dá o que pensar sobre a tal falta de memória tupiniquim. Contraditoriamente, lembro de uma antiga novela da Globo chamada "Eu Prometo!", cujo protagonista era Francisco Cuoco. Tratava-se de um político bom, honesto, blablabla... O curioso é que o título da novela referia-se ao fato de o personagem ser político, o que, como chamariz de público, poderia ser reduzido à expressão "Eu Prometo!", como se a isto se resumisse a carreira do político: promessas e mais promessas.

Chavão que ouvimos em todas as conversas de bar, em qualquer folhetim, com qualquer "especialista" falando do "ser brasileiro". Aquela história de que não temos memória, o que explicaria a imagem do político como "aquele que promete". O pobre goleiro Barbosa queria muito acreditar nisso. Justo ele, execrado anos a fio pelo gol tomado em pleno Maracanã, na final de 1950. Isso nós não esquecemos, para a tristeza do arqueiro. Nesse ponto, nossa memória foi implacável, atroz, e a sua redenção - ou o nosso esquecimento da derrota - veio décadas após o maracanazo.

Então, por que esta imagem de que somos um povo com amnésia? Talvez não sejamos. Talvez nossa amnésia seja seletiva; guardamos aquilo que nos importa e jogamos fora aquilo que não nos diz nada. Se isso for verdade, temos aqui a comprovação de que a política brasileira nada diz aos brasileiros, ou à maioria dos brasileiros, ou ao brasileiro médio, como queiram.

Muitos se dedicaram a essa questão, desde o Império, e a maior parte acabou essencializando um tal "brasileiro", que não existe e nunca existiu. Temos que procurar respostas não apenas em nós mas também na nossa história e nas nossas instituições. Mas não será neste espaço que as respostas serão dadas. Este texto inicial, de debut, tem muito mais a intenção de levantar perguntas do que oferecer respostas.

Nossa herança colonial é um dos fatores a serem levados em conta. A existência de enclaves ao poder público, os "coronéis" que existiam por todo o Brasil sempre tiveram relações privadas com o poder público. Era uma coexistência benéfica a todos os que dela participavam, o que, obviamente, não inclui o povo.

Assim, numa promiscuidade entre público e privado, se constituíram, em parte, nossas instituições. Aqueles que tinham condições de acesso a direitos assim o faziam, mas por meio do compadrio, das relações pessoais, do tal "você sabe com quem está falando?". Nunca por meio de direitos universalmente implementados, válidos para todos. A contrapartida dessa forma de acesso a direitos é como os deveres e regras são seguidos por aqui.

Não faz muito tempo, saiu na TV que os carros de um órgão da prefeitura do Rio de Janeiro - justamente aquele que deveria fiscalizar o trânsito - estacionavam em cima da calçada! Perguntado o porquê dessa atitude, um dos responsáveis do órgão disse que as obras do metrô estavam usando o espaço no qual, anteriormente, eles paravam os carros. E o pedestre, que tem que andar na rua, correr riscos por causa dos carros na calçada, com isso? Por que alguns carros "podem" estacionar ali e outros não? Por que as regras, os direitos e deveres, funcionam pra uns e não pra outros?

Pois é. Este é um dos motivos da nossa "amnésia". As regras públicas, universais, aqui foram particularizadas. A política, o público, não alcançaram as pessoas, e nos movemos dentro da burocracia pela relação de amizade, do compadrio. E ainda querem que as pessoas lembrem em quem votou para deputado federal?

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Audiência geral do Papa Bento XVI: a Eucaristia não é um “rito de comunhão, de socialização”


A Eucaristia não é um “rito de comunhão, de socialização”. Declarou hoje o Papa, para alertar contra o “perigo de redimensionar o mistério eucarístico”, durante a catequese da audiência geral, dedicada à figura de Ruperto de Deutz, “escritor fecundo, ativo em várias e importantes discussões teológicas da época”. Ruperto, por exemplo, “interveio com determinação na controvérsia eucarística”, que em 1077 havia conduzido à condenação de Berengario de Tours, culpado por ter dado “uma interpretação redutiva da presença de Cristo no sacramento da Eucaristia, definindo-a apenas simbólica”. Embora “na linguagem da Igreja não havia surgido ainda o termo transubstanciação”, precisou Bento XVI, Ruperto,”se tornou um determinado defensor do realismo eucarístico”. Uma advertência, esta, válida também no “nosso tempo” – acrescentou o Papa improvisando, de própria memória – em que “muito facilmente nos esquecemos que na Eucaristia está presente Cristo ressuscitado com o seu corpo, para nos retirar de nós mesmos, incorporar-nos em seu corpo imortal e guiar-nos, assim, à vida nova”. “É realmente um grande dom a presença real de Cristo no sacramento da Eucaristia: é um mistério a ser adorado e amado!”, exclamou o Papa, citando o Catecismo da Igreja Católica, no qual se afirma que “sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho” está presente “Cristo todo inteiro: Deus e homem”.

© Copyright Sir – Fonte: Papa Ratzinger blog

* * *

Lembrando a vida [de Ruperto], o Papa também destacou sua fidelidade ao Papa. Ruperto, disse a propósito, “nos ensina que quando surgirem controvérsias na Igreja, a referência ao ministério petrino dá garantia de fidelidade à doutrina e dá serenidade e liberdade interior”.

O futuro abade de Deutz nasceu em Liège em torno de 1075 e, segundo uma tradição da época, desde criança foi confiado ao mosteiro de San Lorenzo de sua cidade. “Ruperto sempre amou a vida monástica, aprendeu latim, e se distinguiu pela retidão moral e forte apego à sé de Pedro”. Aqueles, recordou o Papa, eram os tempos da luta pela investidura: “o papado quis impedir que a nomeação e a jurisdição dos bispos dependesse das autoridades civis, que eram movidas certamente não por razões pastorais”. O primeiro exílio de Ruperto deve ser considerado no contexto do conflito entre o bispo Otberto que “resistiu às diretrizes do Papa” e Berengário, abade do mosteiro de San Lorenzo, em Liège, fiel ao Papa, que foi exilado. Ruperto “não hesitou em seguir o seu abade para o exílio e só retornou a Liège quando o bispo reingressou em comunhão com Roma e aceitou se tornar sacerdote, quando inicialmente não quis ser ordenado por um bispo sem comunhão com o Papa”. Mas como a controvérsia contra ele não havia cessado, Ruperto partiu novamente de Liège para se refugiar em Siegburgo. Em 1120, tornou-se abade de Deutz, onde permaneceu até 1129, ano de sua morte, se ausentando apenas para uma peregrinação a Roma em 1124.

© Copyright AsiaNews – Fonte: Papa Ratzinger blog

sábado, 5 de dezembro de 2009

Tribunal europeu proíbe crucifixos, e Itália se insurge .



para mais visite ; Revista Catolicismo

O processo de unificação européia revela seu espírito perseguidor e anticristão, e suscita reações populares. Agora foi a vez de os católicos italianos abrirem os olhos e se indignarem.

A Itália reagiu firmemente contra uma sentença do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, de Estrasburgo, segundo a qual a presença de crucifixos nas salas de aula constitui “violação da liberdade dos pais de educar seus filhos segundo suas convicções”, e uma “violação da liberdade religiosa dos alunos.(1) Como revide à absurda sentença, de norte a sul da Itália prefeituras e particulares começaram a instalar mais crucifixos em escolas e locais públicos. Em Varesotto, em resposta à “proibição” de Estrasburgo, um empreiteiro instalou em sua granja um cruzeiro de seis metros de altura.(2) A indignação espraiou-se também por inúmeros ambientes católicos do exterior.

A decisão anticristã é inteiramente consonante com o espírito e as finalidades do processo de unificação europeu. O Tribunal Europeu de Direitos Humanos pertence ao Conselho da Europa, e julga com base na Convenção Européia dos Direitos Humanos, inspirada na filosofia da famigerada Declaração dos Direitos Humanos da Revolução Francesa.

O Conselho da Europa e o Tribunal Europeu de Direitos Humanos não devem ser confundidos com análogos órgãos da União Européia (UE), porém o quase indecifrável labirinto de organismos da UE e do Conselho da Europa faz com que o comum dos europeus os considere uma só e mesma máquina burocrática opaca que tudo invade.

Os povos europeus acompanharam o processo unificador com displicência, ponderando as vantagens materiais que ele trazia. Porém não se convenceram da filosofia e objetivos últimos que o inspiravam. Aliás, nem tomaram conhecimento pormenorizado da existência dessa filosofia, e jamais lhes foi explicado com clareza quais eram tais objetivos.

*Manifestações jubilosas de muçulmanos e ateus;


Adel Smith (foto), presidente da União dos Muçulmanos da Itália, alegrou-se com a “proibição”: “Num Estado laico não se pode oprimir as outras religiões exibindo um símbolo de uma determinada confissão”.

Também manifestou euforia Raffaele Carcano, da União de Ateus e Agnósticos, que comemorou a sentença como “uma grande data para o laicismo italiano”. De fato, foi uma vitória para o ateísmo e o agnosticismo.

Em sentido oposto, multiplicam-se movimentos sadios no país, os quais promovem a entronização de crucifixos em locais públicos, inclusive nas escolas.

*A reação de eclesiásticos;

O jornal milanês relembra que até eclesiásticos desempenharam nessas concessões destacado papel, levando os fiéis a aceitar o processo de unificação européia. Recentemente o episcopado irlandês exortou os católicos a aprovarem o Tratado de Lisboa, ou Constituição Européia, aduzindo que ela garantia suficientemente os direitos religiosos dos católicos... A decisão de Estrasburgo patenteia que tal promessa é apenas uma das fraudes que pavimentam a estrada da unificação européia.

O Cardeal Tarcísio Bertone(foto), Secretário de Estado do Vaticano, declarou aos jornalistas: “Nossa reação não é senão de deploração”. Acrescentou que a cruz sempre foi “símbolo de amor universal, não de exclusão, mas de acolhida(4) Mas observou, logo em seguida, que a “Santa Sé não pode nem quer interferir nas decisões da Corte de Estrasburgo”...


Proibição dos minaretes na Suíça: “um duro golpe para a liberdade religiosa”.


Fonte: Fratres in Unum

Cidade do Vaticano, 29 de novembro de 2009 (AFP) – “Os bispos não estão contentes” com o resultado do referendo que proíbe a construção de minaretes [ndt: torre de mesquita da qual são anunciadas as chamadas diárias à oração] na Suíça, declarou no domingo o secretário geral da conferência episcopal suíça, qualificando o resultado de “duro golpe para a liberdade religiosa e a integração”.

“O concílio Vaticano II diz claramente que é lícito a todas as religiões construir edifícios religiosos, e os minaretes são edifícios religiosos. É um duro golpe para a integração de todos os que vêm à Suíça”, declarou Mons. Felix Gmür numa entrevista à Radio Vaticano.

“As pessoas têm medo dos que vêm de longe, daqueles que elas não compreendem” e depois “houve também uma propaganda bastante dura”, resultando que “as pessoas têm medo e se fecham sobre si mesmas”, explicou.

Os suíços decidiram no domingo num referendo por grande maioria (57,5% dos eleitores) proibir a construção de minaretes.

Fonte: La Croix

* * *

A decadência do episcopado suíço: segundo o diário Le Matin, o recém eleito presidente da conferência episcopal, Mons. Norbert Brunner, “gostaria de ordenar homens casados padres”. Ele considera que o episcopado suíço seja “bastante unânime” ao compartilhar sua posição.

* * *

Vaticano: ‹‹ Para a Santa Sé, o ato foi “um duro golpe à liberdade religiosa e à integração”. “Dom Antonio Maria Vegliò, do Pontifício Conselho de Pastoral para os imigrantes, teme que a atitude leve a conflitos religiosos e seja imitado por outras nações européia” ››. As informações são do blog Per fas et per nefas.




quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Trago lhes um ótimo artigo...

MONARQUIA X REPÚBLICA

ACESSEM: http://www.brasilimperial.org.br/more.htm

Missa por D. Pedro II.



Mons. Sérgio da Costa Couto, Capelão da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória, aqui no Rio de Janeiro, convida para a Santa Missa que celebrará hoje, às 11 horas da manhã, no Outeiro da Glória, pelo transcurso do 184º aniversário de nascimento do Imperador Magnânimo. Estão todos convidados.